Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tapete Argola FIAL


Tapete argolas
Criação e execução:
Diagrama e receita: Vanda Ribeiro

Tapete: 60 x 80cm

      

Materiais necessários:

1 cones do barbante Fial Cru Tradicional nº 6 (700g)

1 cone do Franjão (370g),  na cor verde limão ( 07)
1 cone do barbante Tricor Multicor (200g),  na cor  azul (M57)
Agulha para crochê de 4,5mm
Agulha de tricô nº 20 de plástico

 

Pontos empregados no crochê: p.: ponto, corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto, picô – (3 corr., 1 p.bx. na 1ª corr.), ponto argola: use a agulha de tricô nº 20 para fazer as laçadas do ponto argola, e agulha de crochê de 4,5mm para prende-las os pontos baixos)

Execução:
Base do tapete: use barbante Fial Cru Tradicional e agulha de crochê de 4,5mm, inicie o motivo com um cordão de 40 correntinhas, 1ª carreira: 1 correntinha, 40 pontos baixos. Da 2ª até 23ª carreira continue seguindo o diagrama 1. Trabalhe em carreiras de ida e volta. Reserve a peça  
Quadrante de roseta: use barbante Tricor Multicor na cor azul e agulha de crochê de 4,5mm, inicie o motivo com um cordão de 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo para fechar o arco. 1ª carreira: iniciando a 1ª pétala, *pelo direito do motivo suba com 3 correntinhas, 3 pontos altos dentro do arco,  vire o motivo para o avesso, acima dos pontos anteriores suba com 3 correntinhas, 3 pontos altos, segue com um cordão de 3 correntinhas*, volte para o direito do motivo e inicie a 2ª pétala repetindo de *a*. Ao completar 8 pétalas feche a carreira com 1 ponto baixíssimo, arremate o fio. Na 2ª e 3ª carreira continue seguindo o diagrama 2. Na 2ª carreira use o barbante Fial Franjão Brilho na verde limão e na 3ª carreira use o barbante Fial Cru Tradicional. Trabalhe em carreiras circulares e feche cada carreira com 1 ponto baixíssimo. Repita esse motivo por mais 13 vezes. Faça a união dos motivos entre si e na base do tapete com pontos baixíssimos. Observe o esquema de modelagem
Bico de acabamento: faça ao redor da peça o bico de acabamento acompanhando o diagrama 3 e o ponto de repetição. Da 1ª até a 3ª carreira use o barbante Fial Cru Tradicional na 4ª carreira use o barbante Tricor Multicor na cor azul. Trabalhe em carreiras circulares e feche cada carreira com 1 ponto baixíssimo.

Amostra: um quadrado com 10 x10 cm trabalhado em pontos altos com Fial Franjão e agulha de crochê de 4,5mm = 7 pontos x 3 carreiras.
fonte: www.fial.com.br

Nenhum comentário :